Podologia

Podologia

A palavra Podologia é originária do grego e composta pela prefixoo Podos (pé) eo sufico Logos (estudo,conhecimento) , por consequente, a podologia é a ciência que trata do estudo dos pés.
A partir desse estudo surgiu a profissão de podólogo, especialista no tratamento e prevenção de doenças que acometem os pés.

A Podologia representa um conceito moderno e atualizado em terapia dos pés. Exercida há muito tempo em países como Argentina, Espanha, Uruguai e França, a especialidade chegou ao Rio de Janeiro há cinco anos, com a inauguração da Podoclínica . Até então, as únicas opções podoterapêuticas existentes na cidade tinham resultados paliativos, inadequados e traumáticos, como a onicoectomia (extração da unha) e a onicoplastia ou cantotomia (cirurgia no canto da unha). Como conseqüência, ocorria o agravamento do quadro podoclínico, comprometendo ainda mais a lâmina ungueal (unha).

“As doenças ortopédicas positivas refletem na maioria das vezes nos pés, necessitando da exata avaliação para o correto diagnóstico e encaminhamento. Tais patologias irão refletir em deformação dos pés, das unhas, formação de calos e calosidades ” revela o podólogo Carlos Furtado, sócio proprietário da Podoclínica . “É da competência do podólogo fazer a correta avaliação e, se necessário, encaminhar o paciente para o profissional competente, como o ortopedista, o angiologista ou o dermatologista, dando início, tabém ao tratamento.”